quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Contando e Encando de forma atrativa.Mala de contar história.

As crianças na fase da alfabetização devem ser incentivadas a adquirir o abito da leitura. É nessa fase que a criança tem o seu primeiro contato com a linguagem escrita e o ato de contar história é essencial na estimulação cultural da criança.
Existe uma grande diferença entre contar histórias e apenas ler um livro à uma criança. Quando você apenas lê você está reproduzindo uma cópia perfeita sem alterações e sem entusiasmos. Para que a criança se interesse pela leitura é necessário que o pai ou educador conte histórias de modos atrativos que prendem a atenção da criança deixando-a participar e imaginar cada momento contado.
Para tornar o momento da leitura mais fascinante e interessante eu resolvi confeccionar uma mala.
Está é a história da mala viajante.


Essa mala foi feita de uma caixa de sapato revestida de pelúcia. É um material facíl de ser feito e de muita utilidade dentro de uma sala de aula. 
A mala pode ser usada em qualquer história.
Somente a presença da mala já deixa as crianças euforicos, todos anseiam pela hora da leitura para descobrir o mistério da mala 
Dentro da mala pode-se colocar os objetos utilizados para contar a história (dedoches, fantoches,livros...)

Eu começo a minha história assim: 

Era uma vez uma mala muito antiga que foi passando de geração em geração, essa mala viajava muito,  até que um dia ela foi parar . . . ( nesse momento você começa a contar a historia que você escolheu, e vai tirando os objetos a serem utilizados de dentro da mala)
Eu contei a história do Sitio do Picapau Amarelo e utilizei também um avental de contar histórias, que logo postarei juntamente com a história contada.

Espero que tenham gostado da minha ideia ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário