quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Plano de Trabalho Docente- Cores Secundárias e lateralidade.

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Instituição formadora: Colégio Estadual Arthur de Azevedo. EFMPN
Professor de estágio: Silêne Sanches Bernini.
Estagiária: Suélen Dominguês da Silva Oliveira.
Professor Regente: Rosi
Sala de docência: Pré III
Disciplina: Matemática.
Conteúdo: Cores Secundárias e lateralidade.
Encaminhamento metodológico: Possibilitar ao aluno condições de reconhecer as cores secundárias através de explicação oral, experiências práticas com corante, folhas impressas, historinhas contadas, atividades com tintas, pinceis e copos, desenvolvendo também a lateralidade através de músicas, brincadeiras e rodas de conversa.
Critérios e instrumentos de avaliação: Que o aluno amplie o conhecimento e possa distinguir as cores, tendo percepção corporal entre esquerdo e direito e avaliando individualmente e coletivamente, pela participação e interesse de cada um.

  • Atividades
  • Cores Secundárias


 Relembrando: o amarelo o azul e o vermelho são conhecidos como CORES PRIMÁRIAS. Assim se designam por serem cores puras, cores idependentes que não se podem decompor, logo não derivam da mistura de outras cores.
A mistura de duas CORES PRIMÁRIAS em quantidades iguais, leva as CORES SECUNDÁRIAS

  • UMA HISTÓRIA DE CORES.



Era uma vez uma família de Azuis. O filho Azul vivia contente com a sua mãe Azul e com o seu pai, claro está, também ele Azul.
Na cidade, todos os seus vizinhos eram igualmente azuis e todos se sentiam muito orgulhosos com a sua bela cor, que era também a cor do céu e do mar. E os Azuis sentiam-se orgulhosos, achando-se belos e perfeitos, os vaidosos…
Mas, um dia, aquilo que os Azuis achavam impossível aconteceu. Chegou à cidade uma estranha, muito estranha, uma estranhíssima família de… Amarelos! O pai, a mãe, o filho e até mesmo a bem velhinha e curvada avó eram todos Amarelos, tão amarelos quanto o amarelo pode ser.
Seria possível que tal cor existisse?
Os Amarelos instalaram-se na casa que ficava mesmo ao lado da casa dos Azuis, e, curiosos, apressaram-se a espreitar e a observar pela janela tão estranhos seres.
Menos preocupado, o filho Azul, como qualquer criança, apenas queria saber se o filho Amarelo gostaria de jogar à bola. Sem perder tempo, bateu à porta dos seus novos vizinhos e
perguntou ao filho Amarelo:
— Queres vir brincar comigo?
E o filho Amarelo lá foi, sem pensar duas vezes, indiferente à cor da bola que, apesar de ser azul, rolava e saltava tão bem como as melhores bolas amarelas a que estava acostumado.
No entusiasmo do jogo e no frenesim da correria, depois de um passe mais acrobático e de uma defesa mais atrevida, o desastre aconteceu: o Azul e o Amarelo chocaram um com o outro, peito contra peito, num grande espalhafato.
E com a força do impacto, vá-se lá saber porquê, o Azul e o Amarelo ficaram… Verdes!
Olharam um para o outro, acharam graça e disseram:
— Olha, agora somos Verdes!
Na cidade, que grande pandemónio! Todos quiseram ver o fenómeno, incrédulos primeiro e indignados depois: não só apareceram os Amarelos, assim de repente, como agora surgiam também uns Verdes… Já começava a ser de mais…
Um pouco zangadas e espantadas e também muito preocupadas, as mães Azul e Amarela apressaram-se a levar os seus filhos Verdes para dentro de casa.
— Oh! Que desgraça! Vamos chamar o Doutor para ver se há remédio que vos
cure a cor… Mas, como não houve médico, cientista, engenheiro ou curandeiro que conseguisse tratar aquele mal,
o tempo passou e todos acabaram por se habituar aos Verdes, percebendo assim que muito havia ainda para descobrir sobre os mistérios das cores do Mundo. E foi por isso que, um dia mais tarde, quando apareceu na cidade um… Vermelho, ninguém estranhou!…


  • AULA PRÁTICA: BRINCANDO DE MISTURAR CORES.
  • materiais usados:
  • 3 litros de garrafa pet cortadas ao meio.
  • Corantes: Azul amarelo e vermelho.
  • Prática.
  • Em uma carteira colocar os 3 potes de garrafa pet com um pouco de água dentro de cada um. Em cada pote fazer uma mistura de duas cores primárias para obter as cores secundárias. Chamar as crianças para também fazer a mistura, deixo-as observar cada pote e incentivando-as a participar da aula. 






  • LATERALIDADE. 
  • Aula prática: Brincando de tomar banho.



Hoje está muito quente. O que podemos fazer com esta folha de papel? Um leque, um abano... Mas, o calor não passa. Que tal tomarmos um banho? 
Vamos abrir a torneira. Agitar a folha acima da cabeça com as duas mãos, imitando os sons da água caindo.
Vamos fechar a torneira.
Cadê o sabonete? Amassar a folha como uma bolinha. Vamos passar o sabonete.
Não consigo alcançar as minhas costas. Quem me ajuda? Formar pares e depois trocar quem esfrega as costas.
Vamos enxaguar? Abram novamente o chuveiro. Desamassar a folha e agitá-la no ar com as duas mãos (água caindo).
Com esta toalha eu vou me enxugar Usar a folha desamassada.
Para secar a toalha, onde vou pendurá-la? Meu braço será o varal... Imitar o varal com braço.
A toalha secou! Posso usar de novo, mas se ela estiver suja, o que farei? Imita o gesto de lavar.
A toalha está toda encharcada! O que devo fazer com essa água?
Imita o gesto de torcer (pode cantar a música "Torce, retorce, procuro mas não vejo").

PS: A brincadeira que usei com as crianças é essa, porém eu adaptei-a colocando exercícios de lateralidade. Eu não estou com a história adaptada por isso estou postando essa mesmo.
  • Brincando de roda.
  • a dança da Roda (Turma do Balão Mágico)

Quem é que tá afim de aprender uma dança diferente
(euuuuu!!!)
Faça uma turminha agitar e não precisa muita jente
(heeee!!!!)
Pegue uma mão do outro e faça uma roda
depois que aprender essa dança vira moda
Se espalhando para mim que eu vou te ensinar
Deixe eu fazer primeiro pra depois me copiar
preparados, estão prontos? então vamos lá 1 2 3, 1 2 3 e
Ponho o pé direito dentro
(Ponho o pé direito dentro)
Ponho o pé direito fora
(Ponho o pé direito fora)
Ponho o pé esquerdo dentro
(Ponho o pé esquerdo dentro)
E sacudo ele agora
(E sacudo ele agora)
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
Bom primeiro foi com o pé, agora vai ser com as mãos em
1 2 3, 1 2 3 e
Ponho a mão direita dentro
(Ponho a mão direita dentro)
Ponho a mão direita fora
(Ponho a mão direita fora)
Ponho a mão esquerda dentro
(Ponho a mão esquerda dentro)
e sacudo ela agora
(E sacudo ele agora)
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
Agora nós vamos usar o corpo inteiro dentro, olha o corpo inteiro dentro
1 2 3, 1 2 3 e
Ponho o corpo inteiro dentro
(Ponho o corpo inteiro dentro)
Ponho o corpo inteiro fora
(Ponho o corpo inteiro fora)
Ponho o corpo inteiro dentro
(Ponho o corpo inteiro dentro)
E sacudo ele agora
(E sacudo ele agora)
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
Agora nós vamos usar tudo, o pé, a mão e o corpo
1 2 3 e
Ponho o pé direito dentro
E ponho o pé direito fora
E ponho o pé esquerdo dentro
E sacudo ele agora
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
E ponho a mão direita dentro
E ponho a mão direita fora
E ponho a mão esquerda dentro
e sacudo ela agora
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
E ponho o corpo inteiro dentro
E ponho o corpo inteiro fora
E ponho o corpo inteiro dentro
E sacudo ele agora
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor


E ponho o corpo inteiro dentro
E ponho o corpo inteiro fora
E ponho o corpo inteiro dentro
E sacudo ele agora
E danço o rock en roll
E dou uma giradinha ao redor
assim é bem melhor
Ou ieeeeeeé
nessa atividade fui pedindo para as crianças desenhar  um sol do lado direito uma nuvem do lado esquerdo...


Essa foi a minha primeira docência na disciplina de matemática. Espero que gostem. 

meu e-mail: Suellemdomingues@hotmail.com







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