domingo, 25 de setembro de 2011

Contando e encantando de forma atrativa- avental de contar história.

Mais importante do que aprender matemática, ciências, gramática e outras disciplinas é aprender a interpretar o que está lendo, pois só assim a criança conseguirá resolver com facilidade outros exercícios propostos. 
 A maior dificuldade na educação atualmente é ensinar ao aluno a interpretação de texto, pois para interpretar é necessário antes de tudo gostar de ler. 
 A professora da educação infantil tem o dever de despertar no aluno o gosto pela leitura desde cedo, e isto envolve ser criativo nas diversas maneiras de contar história. 
Eu confeccionei um avental de contar histórias e dedoches para tornar o momento da contação de história mais atrativa.

AVENTAL DE CONTAR HISTÓRIAS DO SITIO DO PICA-PAU AMARELO.

A HISTÓRIA PARA CONTAR AS CRIANÇAS EU ADAPTEI DE UM APANHADO GERAL NOS LIVROS DO MONTEIRO LOBATO.

Sitio do Pica-Pau Amarelo.
No Sitio do Pica-Pau Amarelo vive Dona Benta, uma senhora muito sábia e bondosa. Dona Benta tem dois netos, a Narizinho e o Pedrinho que adoram ouvir as histórias da bondosa avó.
Certo dia Tia Nastácia que é uma cozinheira de mão cheia e faz bolinhos de lamber os beiços, resolveu fazer uma boneca de pano para Narizinho. No começo Emilia era uma boneca de pano paradona, mas de tanto a Narizinho implorar o dotor Caramujo deu uma pirula falante para a boneca que desse dia em diante nunca mais parou de falar.




 No Sitio do Pica-Pau Amarelo também vive o Visconde de Sabugosa. o Visconde foi feito pelo Pedrinho, ele nasceu de um sabugo de milho, e é muito inteligênte pois ficou esquecido por um bom tempo em cima da estante de livros da Dona Benta onde adquiriu toda sabedoria.Ele também é muito amigo da Emilia que vive aprontando todas com o pobre coitado.
 Um dia o Pedrinho resolveu caçar o saci. O saci é um moleque arteiro que anda com uma perna só, ele vive fazendo travessuras no sitio. Estragou a comida da Tia Nastácia,jogou pó de mico na Emilia, roubou a cartola do Visconde e derrubou o Pedrinho do    cavalo, mais depois ele prometeu ser bonzinho e ficou amigo da turma do Sitio.
 O saci também é muito amigo da Cuca, que tem caldeirão enorme, enorme, que usa para fazer os seus feitiços. A Cuca é muito malvada e vive tentando fazer malvadezas com as crianças do Sitio.
Quem criou o Sitio do Pica-Pau Amarelo foi Monteiro Lobato, um homem muito sábio e que infelizmente já morreu, mais deixou esse sitio maravilhoso onde todas as crianças vivem felizes para sempre.


Espero que tenham gostado da ideia do Avental de Contar histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário